Mensagem Subliminar

Você já ouviu falar de Propaganda Subliminar?

As “mensagens de persuasão”, como também são conhecidas, surgiu em 1957 como parte de uma experiência do publicitário Jim Vicary como forma de alavancar as vendas de pipocas e refrigerantes de uma sala de cinema. Durante o filme ele inseriu a seguinte frase “beba coca-cola”, numa velocidade de 0,003 segundos de duração, tão rápida que acabou passando desapercebida pelos espectadores. A sua ideia era que as pessoas fixassem na memoria a mensagem.

O efeito foi um sucesso, e em pouco tempo ele notou o aumento de 60% nas vendas de refrigerante. Feliz com o resultado, na sequência ele fez o mesmo teste com a palavra pipoca, e novamente as vendas aumentaram. Aos poucos ele notou que efeitos sonoros também poderiam ter um efeito maciço.

E algumas propagandas políticas, por exemplo, chegam a misturar batidas de coração junto da trilha sonora, como forma de tranquilizar o eleitor durante o discurso do candidato.

Efeito Reverso.

Em alguns países como França e Estados Unidos a propaganda subliminar é crime, porém aqui no Brasil não existe nenhuma legislação especifica sobre o tema, embora o Código de Defesa do Consumidor deixe claro que a pessoa deve estar ciente de quando ela está diante de uma mensagem publicitária.

Porém nem tudo é tão interessante, e as vezes pode sair do controle. Em 1997 no Japão aconteceu um dos casos mais graves de efeito reverso. Os animadores do desenho Pokemon criaram durante a animação, um efeito de flashes coloridos imperceptíveis, com a intenção de causar uma sensação agradável. Só que algo deu errado, como um efeito de curto circuito no cérebro das crianças, mais de 700 casos foram registrados de crianças e tiveram ataques epilépticos por causa do desenho.

Curiosidades

Segue abaixo alguns casos de propagandas subliminares:

Logotipo da AMAZON

Repare que na logo da Amazon há uma seta levando da letra A à Z, passando a mensagem que se trata de uma empresa que tem de tudo.

Logotipo da FEDEX

Essa mensagem passa quase desapercebida, pois a letra E e X juntas dão um movimento de seta x flash, que representam movimento e velocidade, o maior lema da empresa de entregas.

O MC Donalds

De todos os exemplos é o mais interessante:

 As cores amarelo e vermelho além de serem cores fortes, transmitem segurança, tranquilizando os clientes dizendo que eles podem confiar na marca. Também são cores atraentes par todos os tipos de público, desde as crianças que associam com brinquedos, como pessoas com pressa procurando algo rápido para se alimentar. 

A Letra em negrito, grande e em formatos arredondados é fácil de memorizar. E a sua logo é utilizada em todos os produtos da empresa e outros que ela se associa, como forma de fixar a marca no público e validar a qualidade do produto.

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Alguns acreditam que esse tipo de propaganda funcione como uma arma do mundo contemporâneo, uma vez que ele atinge um grupo gigantesco de pessoas com baixos níveis de instrução. Outros afirmam que ela é uma ferramenta extremamente útil para as vendas publicitárias. Qual a sua opinião?

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